quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ARARA AZUL DA AMAZÔNIA

Na disciplina de Arte, a professora pediu para que os alunos pesquisassem o animal pintado por eles (na Tela com tinta acrilica).




A ARARA-AZUL-GRANDE (ARARA JACINTA EM PORTUGAL) (ANODORHYNCHUS HYACINTHINUS) É UMA AVE DA FAMÍLIA PSITTACIDAE, QUE VIVE NOS BIOMAS DA FLORESTA AMAZÔNICA E, PRINCIPALMENTE, NO DO CERRADO. POSSUI UMA PLUMAGEM AZUL COM UMA PELE NUA AMARELA EM TORNO DOS OLHOS E FITA DA MESMA COR NA BASE DA MANDÍBULA. SEU BICO É DESMESURADO PARECENDO SER MAIOR QUE O PRÓPRIO CRÂNIO. SUA ALIMENTAÇÃO, ENQUANTO VIVENDO LIVREMENTE, CONSISTE DE SEMENTES DE PALMEIRAS (COCOS), ESPECIALMENTE O LICURI (ATTALEA PHALERATA).
ESSA ARARA TORNA-SE MADURA PARA A REPRODUÇÃO AOS 3 ANOS E SUA ÉPOCA REPRODUTIVA OCORRE ENTRE JANEIRO E NOVEMBRO. NASCEM 2 FILHOTES POR VEZ E A INCUBAÇÃO DURA CERCA DE 30 DIAS. DEPOIS QUE NASCEM, AS ARARAS-AZUIS FICAM CERCA DE TRÊS MESES E MEIO NO NINHO, SOB O CUIDADO DOS PAIS, ATÉ SE AVENTURAREM NO PRIMEIRO VOO. A CONVIVÊNCIA FAMILIAR DURA ATÉ UM ANO E MEIO DE IDADE, QUANDO OS FILHOTES COMEÇAM A SE SEPARAR GRADATIVAMENTE DOS PAIS.
ESTA ESPÉCIE AINDA É AVISTADA EM TRÊS ÁREAS BRASILEIRAS, E EM PEQUENAS PARTES DO TERRITÓRIO BOLIVIANO. A CONVENÇÃO SOBRE O COMÉRCIO INTERNACIONAL DAS ESPÉCIES DA FAUNA E DA FLORA SILVESTRES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO PROÍBE SUA VENDA, MAS A ARARA-AZUL-GRANDE É POPULAR NO COMÉRCIO ILEGAL DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.

texto pesquisado pelo aluno Danilo do 5º ano B
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arara-azul-grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário