segunda-feira, 21 de novembro de 2011

INFORMÁTICA NA ESCOLA

AULA DE INFORMÁTICA É O MESMO QUE "BRINCAR NO COMPUTADOR"?
R=    N  A   O   ~      NÃO !


Segundo O Clube do professor...(http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.htm)


Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. 
Hoje já existe consenso quanto à sua importância. 
Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.


O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, 
está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.


Muitos professores não valorizam a informática, pensam que os alunos estão apenas brincando,
Não é verdade !


Os alunos Brincam sim, afinal, ainda são crianças e precisam se divertir,
"o que não é divertido não tem graça ",


mas a diversão é o segundo plano, em primeiro é a APRENDIZAGEM.


Por exemplo,
a Turma do 3° ano está precisando reforçar a TABUADA,
nós jogamos jogos educativos que contribuem para a aprendizagem da tabuada, e para melhorar o raciocínio lógico
e é claro, brincamos... Porque todo jogo tem a parte da aprendizagem e o reforço POSITIVO do brincar no final, para aquele que ganha.


APRENDEMOS BRINCANDO


Não é errado brincar na aula de informática,
desde que está brincadeira contribua para a APRENDIZAGEM !
+++


No site da Nova Escola, há uma matéria que discute o BRINCAR na aula de INFORMÁTICA!



Para o filósofo e historiador holandês Johan Huizinga, os jogos fazem parte de todas as fases da vida e estão na base do surgimento da civilização. Já para a doutora em Psicopedagogia, Rosely Brenelli, eles podem ajudar na aprendizagem das crianças. 

http://revistaescola.abril.com.br/jogos/

Jogos educativos podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem e ainda serem prazerosos, interessantes e desafiantes. O jogo pode ser um ótimo recurso didático ou estratégia de ensino para os educadores e também ser um rico instrumento para a construção do conhecimento.



Escolhemos os jogos com base nestes aspectos:



  • permitir um envolvimento homem-máquina gratificante;

  • possuir uma paciência infinita na repetição de exercícios;

  • estimular a criatividade do usuário, incentivando-o a crescer, tentar, sem sepreocupar com os erros;

  • ter clareza dos objetivos e procedimentos, promovendo interações parafacilitar o alcance das metas, uma vez que o jogador pode mudar osparâmetros, variando o ambiente e podendo, assim, enfrentar objetivos edificuldades diversificados, conforme o andamento das jogadas;

  • ter formas para detecção de procedimentos e/ou respostas inadequadas eexecução em tempo real, para o fornecimento de respostas imediatas a cada jogada do usuário;

  • oferecer um adversário virtual ao usuário, simulando jogadas conforme asdecisões tomadas pelo jogador;

  • propiciar um ambiente rico e complexo para a resolução de problemas,através da aplicação de regras lógicas, da experimentação de hipóteses eantecipação de resultados e planejamento de estratégias, trabalhando tambémcom representações virtuais de uma forma coerente;

  • fornecer diretrizes no início do jogo e disponibilizá-las ao jogador até a suafinalização, sem apresentar instruções equivocadas, exceto quando adescoberta das regras for parte integrante do jogo. Isto não impede que o aluno seja desafiado, através de interações consecutivas que conduzam a um resultado preciso, incorporando níveis variáveis de solução de problemas,feedback do progresso, registro de pontos e análise do desempenho,oferecendo reforço positivo nos momentos adequados. Além disto deve apresentar o desempenho parcial durante o jogo e ao final seu desempenho global;

  • exigir concentração e uma certa coordenação e organização por parte do usuário;

  • permitir a criação de ambientes de aprendizagem individualizados (ou seja,adaptado às características de cada aluno), onde a forma de acesso à informação segue também o interesse dos aprendizes.
http://pt.scribd.com/doc/6770926/Por-Que-Utilizar-Jogos-Educativos-No-Processo-de-Ensino-Aprendizagem
fonte: 

5 comentários:

  1. ficou lindo
    adorei os trabalhos *-*

    ficarão lindos ☺ graças a prof ana maria

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  2. Anonimo quem é louco de ter esse nome?
    Mariely

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  3. Não vote na rita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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  4. Maria Eduarda Rodriguesquinta-feira, dezembro 01, 2011

    escola
    eu vou sentir muita falta do colegio eu estol aki a 5 anos e me acustumei agora saindo e dificil mais eu espero que todos os professores continuem otimos do jeito que voces sÃo gosto muito de voces e as professoras que me deran aula muito obrigada eu aprendi muito todos eses anos e professora Simone parabens e Andreia espero que sejao otimas diretoras . Brigada atodos os professores .

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  5. Gabriel Eduardo 5 anoquinta-feira, dezembro 08, 2011

    nossa nossa assim você me mata.
    EU AMO A JULIANA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Gabriel Eduardo.

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